terça-feira, março 03, 2009



(Com)Vivências
Deixe aqui a sua história...

7 comentários:

  1. Olá,
    Tenho 32 anos e descobri á cerca de 2 anos que tenho o transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
    Tive uma infãncia complicada, cheia de medos e receios, era diferente em muitas coisas, mas muitas delas achava-as normais e outras escondia pois considerava-as ridiculas.
    Tive desde sempre imensas obsessoes e muitas compulsoes, no entanto curiosamente durante o periodo da faculdade o problema esteve um pouco adormecido.
    A partir de 2004 comecei a sentir sintomas depressivos e algo de estranho estava a aconteçer, estava a não conseguir dominar as minhas obsessoes e a entrar em pánico cada vez com mais frequência.
    Foi então que estive 1 ano e meio medicamentado, até que tomei efectivamente consciência do que tinha, optei por deixar a medicamentação e ser eu próprio, aceitar-me como sou e tentar cada vez mais conheçer-me de forma a controlar-me.
    Neste momento estou á quase 2 anos sem tomar medicamentação e tenho cada vez mais um maior auto-controle, e já aceito com naturalidade as minhas compulsões (numeros pares, pensamentos simetricos, tocar em objectos 2x, 4x, etc) e obsessoes ( aspecto fisico, peso corporal, sexual, simetria, etc)
    Sinto que cada vez mais estou-me a encontrar e a atinguir um equilibrio pessoal.
    Gostava de saber se existe na area de lisboa algum grupo de apoio, ou alguma associação pois gostava de aprender mais sobre esta doença, ser ajudado e ajudar com as experiências dos outros.

    Miguel (enddne69@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Seja bem-vindo a este espaço Miguel!
    Obrigada pelo seu testemunho tão rico.
    Respondendo à sua questão, e sabendo que o tipo de intervenção que procura é de extrema importância para a qualidade de vida e bem-estar da pessoa com doença mental, informamos que existe uma Associação de Apoio a Doentes com Perturbação Obsessivo-Compulsiva - DOMUS MATER, espaço onde pode "trocar experiências, procurar e partilhar a compreensão e ajuda só possível entre pares"(Domus Mater).
    Nos Links a DESVENDAR, localizados na margem lateral esquerda deste blog, encontrará o link da Domus Mater, visite-o!
    Volte sempre Miguel, este é também um espaço seu.

    DESVENDAR

    ResponderEliminar
  3. Uma das coisas que mais me atormenta nas doenças mentais é poder estar doente sem me dar conta disso. Não estou com isto a dizer que sou hipocondríaco ou algo do género. Mas já convivi com algumas pessoas, cujo os sintomas até são bastante evidentes, que teimam em negar que estão doentes e que precisam de ajuda, principalmente em momentos de crise. Após ler o testemunho do Miguel dei-me conta que as obsessões também podem ser uma forma de disturbio. Podiam-me dar mais informação sobre o assunto?

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  4. O meu namorado tem alguns comportamentos assaz estranhos. É muito inseguro, tem a mania da perseguição, inventa histórias (na sua cabeça) e acredita nelas como se de verdade se tratasse, é possessivo, ciumento, e super hipocondríaco. Há dois anos para cá, desenvolveu uma espécie de paranóia - pensa que sofre de sida e testa-se frequentemente (apesar de não ter razões nenhumas plausíveis para desconfiar que contraiu o vírus). É extremamente desconfiado e ciumento e já me convenceu a fazer o teste, pois não conseguía dormir com a angustia, a ansiedade e o stress que o sentimento de incerteza lhe provocava. Tem tido algumas crises (não sei se são bem crises - mas é assim que eu lhes costumo chamar). Nesses períodos isola-se do grupo de amigos, fica apático, o seu medo de ter contraído a doença multiplica-se por 1000, tem distúrbios de sono, ataques de ansiedade e pânico, náuseas e humor. Posso estar a ser alarmista, mas acho que já são demasiados sintomas para deixar passar ao lado. Estas "crises" já começam a afectar as suas relações sociais (com pais, amigos e até comigo). Não sei o que fazer. Acham que pode tratar-se de alguma doença do foro psiquiátrico?

    ResponderEliminar
  5. Existem numerosas perturbações psiquiátricas, todas elas têm características clínicas diferentes e com respostas individuais diferentes. Daí a complexidade dos problemas desta natureza.
    É natural que o desconhecimento e os falsos conceitos relacionados com as doenças psiquiátricas conduzam a medos e outras emoções que por vezes distorcem a realidade.
    Relativamente às dimensões deste tipo de problemáticas, o papel da família/amigos e comunidade constitui uma ajuda social muito importante no despiste precoce de alterações comportamentais, na recuperação dos problemas e promoção do equilíbrio mental.
    Salientamos a importância da partilha de experiências para assim conseguirmos adquirir mais informação, desmistificarmos os falsos conceitos e desenvolvimento de competências.
    Sugerimos a consulta de alguns "Links a Desvendar", especialmente o da Encontrar-se e ainda a leitura do livro "Como tornar-se doente mental" de Pio de Abreu.
    A curiosidade leva-nos a Desvendar!

    ResponderEliminar
  6. Relativamente à descrição de manifestações tão específicas, como por exemplo as que são expressas no testemunho "O meu namorado (...)", relembramos que casos particulares, como este, devem ser analisados em sede própria, ou seja por profissionais especializados em Saúde Mental através do acompanhamento presencial, para que desse modo se torno possível uma avaliação correcta e consequente aliança terapêutica.

    ResponderEliminar
  7. olá, mt boa noite!!! eu nem sei mt por onde começar, tou no 12º ano e dsd pequeno smp tive algumas compulsoes e pensamentos estranhos.....insconscientemente quando estava de frente para a pessoas, a falar com elas, recuava para tras. e por exemplo tinha de tocar varias vezes no msm objecto e se tocava num objecto com uma mao a outra tbm tinha de tocar....e tinha pensamentos do genero, se na fizer uma cena vai acontecer algo de mau...e tbm smp tive obssessao com numeros....consoante fazes da minha vida...lool....mas pronto...nnc me tinha apercebido disto...acha prontos que tinha um parafuso a menos....mas ok....qd fui po decimo ano....calhei numa turma pessima...onde era odiado por tds....e tinha smp a sensaçao de k aquelas pessoas me espiavam e uma forma de me livrar dessa sensaçao era tomar banho...pois era a forma de n sentir isso....dps tdo foi avançado....fazia isso tds os dias..qd os meus pais me iam buscar a escola...eu n lhes podia tocar nem tocava em nd...simplesmente chegava a casa, despia me e punha me no banho de referir k neste local nng tinha autorizaçao pa mecher...e qd tava em casa n tocava em nd da escola....aquele sitio metia me nojo..e as pessoas repugnavam-me....e n queria k as pessoas k me eram queridas fossem "infectadas" por aquilo....para mim ir pa escola era horrivel era contaminaçao total...comecei a baixar as notas...e aos poucos sentiame a morrer por dentro.....tdo o k tivesse haver com escola eu tinha k me desinfectar....era horrivel o sofrimento k sentia de ir pa escola e dps de sair de la saber k tinha de passar por tdo aquele ritual...mas cm dizia tava a morrer e decidi mudar de escola logo no 1 periodo e n consegui e tive de aguentar um ano....no ano seguinte mudei de escola...n esperança de k tdo passa-se....mas enganei me ...pois continua....foi entao k me disse a mim msm....ainda iniciei o ano lectivo nesta escola...ou continuas assim e morres ou desapareces desta escola...pois assim n podes continuar....foi entao k decidi mudar de novo de escola....mas ai...na nova escola....tdo foi diferente.....deixei de fazer o k fazia...receberam me tds bem e tenho amigos...e ajudaram me a ultrapassar isto...n sei que clique k me deu pa parar com isto...mas prontos ainda continua cm algumas obssesoes cm n mexo em corrimos nem puxadores e se alguem k esta cmg emxe.....prontos caldo entornado XDD...mas vivo num medo inconstante de encontrar alguem das outras escolas...e k isso volte......e se os vir na rua...e se dirigirem a mim...tenho medo do k vou fazer.....alguem sabe alguma instituiçao k ajude doentes obessesivos compulsivos em almada, seixal ou lisboa?!

    Obrigado ;)

    ResponderEliminar